quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Arlequim, parte 2

O que seria o Arlequim? Uma entidade desconhecida? Um demônio? Ou um Brincalhão, um tipo de deus ancião retratado em culturas antigas? Confira a continuação do post sobre o Arlequim.

Mitchell sabe que seu pai viu o Arlequim pelo menos uma vez — eles estavam juntos quando aconteceu. Quando Mitchell cresceu, as visitas da entidade a seu quarto cessaram, mas ele sabia que o Arlequim não o tinha deixado. Em 1991, Mitchell, então com 15 anos, e seu pai, estavam dirigindo da cabana da família nas florestas do norte de Wisconsin até a cidade vizinha de Eagle River quando se depararam com alguém na estrada. "Havia esta colina íngreme em nosso caminho para a cidade", disse Mitchell. "Às vezes, quando estávamos dirigindo, meu pai apagava os faróis em seu caminhão enquanto descíamos esta colina. Nós estávamos em nosso caminho para a cidade uma noite, quando ele fez isso."
 O pai de Mitchell pensou melhor e acendeu os faróis, então eles viram alguém andando no morro. "Quando chegamos ao topo da colina no caminhão, esse cara estava andando na estrada de cascalho, empurrando um carrinho de bebê", disse Mitchell. "Era provavelmente 09:30 da noite, escuro como breu, quem iria empurrar um carrinho de criança na completa escuridão?" Quando o pai de Mitchell passou pela figura, Mitchell sabia que algo estava errado. "Eu poderia dizer que esse cara estava escondendo seu rosto", disse ele. "Havia algo errado sobre isso." Quando a figura desapareceu encobrida pela distância e trevas, Mitchell podia sentir que tinha acabado de passar pelo Arlequim. "Meu pai parecia um pouco incomodado com isso também", disse Mitchell. "Mas ele não disse nada, provavelmente, para me manter calmo. Eu realmente não estava querendo voltar para a casa por causa disso."


Um deus ancião?
Muitas culturas antigas, como a Hopi e Nórdica, contam sobre entidades que se assemelham ao Arlequim
Boneco representando Maasaw
de Mitchell na aparência e no comportamento. Jack Lankhorst da Restoration, uma organização concebida para ajudar o povo Hopi, viu esta entidade. "Tendo trabalhado com tradições nativo-americanas, eu encontrei algumas coisas interessantes", disse ele. "Os Hopi acreditam em uma divindade chamada Maasaw que os acolheu nesta terra em que hoje é a Old Oraibi." Os Hopi consideram Maasaw um deus todo-poderoso da terra responsável pela superfície da terra e pela morte, a descrição de Maasaw é semelhante ao Arlequim de Mitchell. "Seu rosto tem dois grandes olhos redondos e uma grande boca com dentes", disse Lankhorst. "Depois de explicar aos amigos Hopi que eu encontrei em duas ocasiões diferentes, eles enfaticamente afirmaram que era Maasaw. No entanto, eu não estou afirmando que isso é que Mitchell encontrou."

Loki
O Arlequim também lembra o brincalhão Loki da mitologia nórdica. O rabino exorcista Barry Albin, de Kansas City, Missouri, encontrou entidades como Loki em seu trabalho e, embora ele não acredite que o Arlequim seja Loki, ele acredita que seja algo similar. "Nos últimos anos, tenho encontrado várias entidades que são por falta de um nome melhor 'deuses'", disse Albin. "Eles são os deuses da antiguidade, aqueles que os hebraicos e Bíblias cristãs chamam de demônios. Na realidade, eu estou cada vez mais convencido de que essas entidades são elementais. "Esses elementais são quase imortais e muito mais poderosos do que os humanos. "Eles podem fazer coisas que parecem mágica para os seres humanos", disse Albin. "Na minha experiência com as três entidades com que eu lidei, estou ciente de que eles são orgulhosos, arrogantes, angustiados com a falta de respeito dos seres humanos e também amorais." Mas, Albin disse, estes "deuses" também têm imitadores. "Não é apenas um Júpiter, Jove, Odin, etc; mas muitos, para cada um do panteão", disse ele. "O deus brincalhão de alguns povos da América não é diferente do Loki dos noruegueses ou dos deuses semelhantes de tribos indígenas africanas.", Albin disse que Mitchell provavelmente atraiu a atenção de um dos imitadores de Loki. "Loki muitas vezes aparece vestido como um arlequim ou um bobo da corte", disse Albin. "Bobos da corte vestem roupas multicoloridas e se assemelham a um palhaço. Isso parece se encaixar bem na descrição."
Como Swope, Albin disse que os encontros podem estar conectados à família de Mitchell e, como Mitchell, Albin pensa que o pai de Mitchell também encontrou o Arlequim. "Não é surpresa que as famílias encubram coisas sobre as quais elas não queiram falar", disse ele. "Há muitas coisas que estão ocultas nas famílias."



O encontro no carro
Mitchell não viu o Arlequim novamente até 1994. "Dirigi até este mesmo ser anos depois", disse ele. "Eu estava dirigindo com alguns amigos tarde da noite em nosso caminho para casa, vindo de uma festa." Os jovens viram uma adolescente andando na rua em frente ao carro, seus movimentos eram estranhos e irregulares. "Nós pensamos que talvez ela estivesse bêbada", disse Mitchell. "Alguém no carro pensou que fosse uma amiga deles que nós estávamos indo buscar para dar-lhe uma carona até sua casa." À medida que diminui a velocidade para me aproximar, a garota começou a andar em direção ao carro. Quando chegou a mais ou menos 9 metros, Mitchell percebeu que a pessoa estava usando uma peruca mal-feita. "Minha primeira impressão foi de que era um homem vestido de mulher", disse ele. "Ela parecia incrivelmente irritada e foi fazendo movimentos mais estranhos ainda que eram quase ameaçadores."
Um dos amigos de Mitchell sussurrou com medo. "Oh, meu Deus", disse o garoto. "Olhe para os olhos." Mitchell conhecia aqueles olhos excessivamente grandes e redondos — eles eram os olhos do Arlequim. "O cara que estava na carona molhou as calças durante o encontro", disse Mitchell. "Meu pensamento inicial era de que ele fez isso porque estava terrivelmente bêbado, mas eu me lembro que ele estava completamente sóbrio no momento em que entrou no carro naquela noite. Na verdade foi uma reação extrema a essa pessoa de aparência estranha fora do carro." Alguém no carro disse: "pisa fundo", e Mitchell obedeceu, mas o carro não se moveu. "O carro morreu e basicamente pulamos para fora rapidamente para empurrar," disse ele. "A próxima coisa que todo mundo se lembra é de estar há um quilômetro da rua (dentro do carro) perguntando como nós fizemos isso tão rapidamente." Todo mundo estava apavorado. "Houve pânico no carro", disse ele. "Eu posso dizer-lhe que todo cara que eu levei embora aquela noite, quando saiu do carro, correu rapidamente para a porta de casa. Eu, infelizmente, tive que dirigir de volta dessa maneira, mas felizmente não vi a figura novamente."
Ele está convencido de que a coisa que ele e seus amigos viram naquela noite era o Arlequim. "Eu dei uma boa olhada nela e posso dizer-lhe que era óbvio que ela estava tentando se disfarçar", disse ele. "Era a mesma cara de choque perpétuo, mas desta vez me aterrorizou completamente. Eu tinha a sensação de que ela estava gritando comigo por algum motivo. Minha impressão honesta naquela noite foi que essa pessoa estava morta ou simplesmente não era humana."


O brincalhão
O personagem Brincalhão aparece em diversas culturas em todo o mundo. Embora o Brincalhão seja muitas vezes descrito como um animal - o porco no Japão, na Inglaterra a raposa e o coiote para os índios americanos — o Brincalhão também pode aparecer como um palhaço. O Brincalhão é geralmente egoísta, glutão, lascivo, e amoral. Ele também quebra as regras da natureza ou dos deuses, e até mesmo muda de sexo à vontade. O falecido John Keel, autor e pesquisador paranormal, aplicou o rótulo de Bri
ncalhão às entidades comuns nos encontros de OVNIs.

A autora e pesquisadora paranormal Patricia Ress, pode ter encontrado um desses Brincalhões aparecendo como o Arlequim, enquanto ela estava na faculdade. "Eu estava na Universidade de Iowa, em Iowa City e era um lindo dia de primavera", disse ela. "Minha filha e eu estávamos andando pela colina e quando passamos por uma determinada área, tudo parecia um pouco deserto." Mas elas logo descobriram que não estavam sozinhas. "Uma figura pequena, que eu de alguma forma sabia que era do sexo feminino, veio até nós e se comportou como um mímico", disse ela. A figura mímica encantou a filha de três anos de Ress e deu-lhe um doce. "Eu presumi que o Arlequim fosse uma das minhas amigas no departamento de artes dramáticas, provavelmente recuperando o atraso em sua prática mímica", disse Ress. "Mas, assim que nós continuamos, quando olhei para trás "ela" tinha desaparecido."

Laurie Smithmeyer de Topeka, Kansas, experimentou algo similar. Smithmeyer e uma amiga visitavam as proximidades de Lawrence (casa da Universidade do Kansas) para almoçar e fazer compras no início de 2000. "Nós duas gostamos de arte e todos os tipos de eventos culturais, por isso era comum para nós passear, almoçar e fazer compras", disse ela. Elas comeram no Free State Brewery, e caminharam direção sul na Massachusetts Street, desfrutando o dia de final da primavera.
Então elas viram a mulher. "Nós estávamos aproximadamente na frente de um antigo banco que havia sido transformado em um restaurante chamado Teller, quando nós a vimos", disse Smithmeyer. A pessoa "parecia ser uma figura feminina", disse ela. O indivíduo usava uma saia curta de babados, semelhante a um tutu de balé, e um colete que parecia um bustiê de veludo vermelho, roxo e preto. A figura usava luvas longas e calças; seu cabelo, um despenteado, emaranhado escuro. "Sua roupa era estranhamente teatral e me fez lembrar de carnaval ou circo, de alguma maneira", disse Smithmeyer. "Lembro-me de olhos escuros que poderiam ser maquiagem ou algo assim. Eu não dei uma boa olhada em seu rosto, foi apenas um vislumbre do lado."
A figura foi em direção a um banco do parque que estava do lado oposto à calçada da entrada do restaurante Teller. "À medida que passamos por ela na calçada, eu tive a impressão de que ela estava indo sentar-se no banco e nós continuamos andando", disse Smithmeyer. "Quando chegamos ao meio-fio para atravessar a rua, nós duas nos entreolhamos e dissemos: 'Uau, você viu essa menina?" As duas, viraram-se para olhar para ela, mas ela havia desaparecido no ar. "Não estava no banco, nem na calçada e nem na rua", disse Smithmeyer. "Ela simplesmente desapareceu. No tempo de nós darmos três ou quatro passos, em um dia ensolarado brilhante e claro, ela havia desaparecido. Não apenas do banco, mas de toda a área." Apenas algumas pessoas vagavam pelas ruas, para Smithmeyer é certo que a figura não poderia ter se perdido no meio da multidão. "A rua é plana, sem mudanças na elevação ou terreno. o que tornaria difícil de vê-la", disse Smithmeyer. "Ela não estava em ambos os lados da rua. Pelo que pude ver, ela tinha desaparecido."
As mulheres se olharam e disseram: "Fae", que significa elfo. "Essa foi a impressão que tiveram", disse Smithmeyer. "Ambas estudamos mitos e folclore, e estão familiarizadas com histórias sobre Sidhe (elfos da Irlanda) e que foi basicamente o sentimento que tivemos sobre essa figura; irreal e muito estranho." Smithmeyer, que leu as histórias dos encontros de Dan Mitchell com o Arlequim em From the Shadows, acredita que ela e sua amiga viram o Arlequim. "Poderia essa ter sido uma aparição do Arlequim?", ela perguntou. "Lembro-me a impressão que eu tive de que a figura não era inteiramente humana. Ela... era tão bizarra, assustadora e etérea, ao mesmo tempo. É realmente difícil de descrever. O mais próximo que vem à mente é uma fada."
Smithmeyer disse que está familiarizada com as culturas alternativas e esta entidade não pertencia à esse caso. "Isso era muito além de qualquer coisa que um mero costume poderia ser", disse ela. "Eu tenho visto pessoas góticas, artistas de rua, e todos os tipos de atores, e eu estou muito familiarizada com essa subcultura, assim como a amiga que estava comigo. Havia uma qualidade sobrenatural sobre ela que é difícil de descrever."


O Arlequim na porta
Mitchell e sua família moraram com a sua sogra em um subúrbio de Milwaukee em 2009, a poucos quarteirões da casa onde ele cresceu — a casa onde ele experienciou pela primeira vez a visita do Arlequim. Quando eles se mudaram, ele descobriu que o Arlequim o aguardava. "Eu estava ajudando minha sogra a limpar seu porão e organizar algumas coisas", disse ele. "Eu acordei bem cedo para conseguir uma vantagem, antes de todo mundo começar a acordar."
Mitchell começou a trabalhar no porão por volta de 6h30, quando ouviu um barulho vindo do topo da escada. "Nos primeiros 10 minutos após descer para organizar, eu continuava a ouvir um barulho de batida vindo do andar de cima, na porta dos fundos", disse Mitchell. "Parecia que alguém estava batendo na janelinha da porta dos fundos." No início, ele pensou que o vento estivesse fazendo o som, até que ele ficou mais alto. "Quase imediatamente o barulho foi de uma batida leve para algumas pancadas rápidas sobre a porta, que cessaram abruptamente", disse Mitchell. "Parecia que alguém estava batendo desesperadamente. Eu estava realmente muito assustado com isso."
Mitchell pegou um pedaço de cano para se proteger e lentamente subiu os degraus. "Eu cheguei ao topo da escada e percebi que quem estava batendo na porta estava se afastando em direção ao beco", disse ele. "Só pude ver essa pessoa pelas costas e meu coração quase paralisou. Eu soube imediatamente para o que eu estava olhando." Era o Arlequim. A entidade saiu da porta como um ator de teatro meia-boca. Ele usava uma peruca loira, um gorro preto e calças avermelhadas enroladas até os joelhos, revelando uma pele anormalmente pálida. Ele também usava mocassins sem meias e um casaco de inverno com babados costuradas nele. "Por um breve segundo, eu pensei que talvez fosse uma pessoa sem-teto, mas não havia como", disse ele. "Estas coisas denunciam que não são humanas apenas pela sua presença. Eu não posso descrever como é; você simplesmente não pode confundi-lo quando o vê."
A coisa esguia, assexuada, caminhava para o fim da calçada que atravessava o quintal e desapareceu atrás da garagem. "Eu senti que fiquei pálido instantaneamente", disse Mitchell. "Quando ele virou a esquina para ir atrás de nossa garagem, tive um vislumbre muito rápido dos olhos, as órbitas eram gigantescas e o rosto era inexpressivo, quase como uma máscara. A boca fina era desproporcional para o rosto."
As batidas na porta acordaram a esposa de Mitchell, e ela correu lá embaixo preocupada se marido tinha tropeçado na escada. Ela encontrou o marido olhando pela janela da porta de trás. A voz de Mitchell tremeu quando ele contou à ela o que tinha visto.

Continua no próximo post!





Compartilhe no Facebook Compartilhe no Tweeter Compartilhe no Google+ Inscreva-se no nosso Feed Voltar ao Início Image Map

Comente com o Facebook: