quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Homem Cinza

lendas, lenda, homem cinza, pawleys, fantasma, furacão, ilha
  Na ilha Pawleys (Carolina do Sul - EUA) e arredores, corre uma lenda sobre uma misteriosa figura trajando cinza, que surge como presságio de um eminente furacão que assolará o local. Pessoas que avistam essa misteriosa figura, mais misteriosamente ainda, safam-se ilesos da catástrofe. Quem ou o que seria o Homem Cinza?

  Como uma das mais antigas cidades de veraneio na costa leste dos Estados Unidos, a ilha Pawleys é o lar de atrações antebellum (Antes da guerra, refere-se ao período no qual se incrementou o secessionismo por parte dos Estados Confederados da América, o que conduziu à Guerra Civil Americana entre os Estados da União e os Confederados), casas históricas, e é claro, fantasmas. No entanto, a lenda mais famosa nesta pequena comunidade é a do Homem Cinza, uma figura misteriosa que antecede tempestades iminentes.



Presságios

  Cinco furacões castigaram a ilha Pawleys ao longo dos últimos 200 anos, incluindo o furacão Hazel em 1954 e o furacão Hugo em 1989. Se as histórias forem verdadeiras, o Homem Cinza apareceu em Pawelys antes de cada uma dessas tempestades mortais. Estranhamente, as pessoas que veem o homem cinza não apenas sobrevivem à tempestade, como sua propriedade permanece intacta também. Tal foi o caso de Jim e Clara Moore, que encontraram a figura misteriosa apenas dois dias antes do furacão Hugo atintigir o local.

"Nós estávamos fazendo uma caminhada no final da tarde, como de costume", disse Jim em um episódio de Unsolved Mysteries. "Você vê tanta gente andando na praia a esta hora do dia. Naquela tarde em especial só vimos um, e ele estava vindo diretamente em nossa direção. Quando cheguei a uma distância de conversa, eu levantei a minha mão para dizer 'oi ' ou 'bela noite' ou algo do tipo, e ele desapareceu."

  O Furacão Hugo dizimou o bairro de Jim e Clara, mas a residência do casal sofreu poucos danos. Clara atribui sua sorte ao Homem Cinza e à Deus.

lendas, lenda, homem cinza, pawleys, fantasma, furacão, ilha


  Apesar dos relatos de testemunhas oculares variarem, a maioria das pessoas descrevem o Homem Cinza como uma figura trajando roupas cinzas. O homem cinza geralmente aparece na praia - ou saindo das dunas ou acenando para os velejadores da costa - antes de desaparecer sem dizer uma palavra. A maioria dos avistamentos ocorrem na ilha Pawleys, embora ele também apareça em outros locais. Um pescador avistou o Homem Cinza em Murrells Inlet, uma cidade costeira a cerca de 10 quilômetros ao norte da ilha Pawleys.

"Eu estive no meu barco quase o dia todo, o sol estava começando a se pôr", disse o homem. "Eu ia fazer mais uma varredura à procura de ostras quando notei um homem de pé sozinho na praia, acenando para mim. Como meu barco se aproximava dele, percebi que ele não estava acenando para todos. Ele acenava com a mão como se estivesse me dizendo para parar. Ele estava vestido todo de cinza e parecia com um velho pirata. Eu não podia acreditar no que vi. Eu literalmente esfreguei meus olhos e olhei de novo. Ele havia desaparecido bem na frente de meus olhos. "

  Poucas horas depois , uma tempestade poderosa chegou ao local, atingindo Murrells Inlet com ventos fortes e chuva pesada. O pescador acredita que o Homem Cinza apareceu para tirá-lo da água e do perigo.

 

Origens do Homem Cinza

  Ninguém está completamente certo sobre a real origem do Homem Cinza, embora haja uma abundância de contos e relatos sobre ele. Em uma lenda, um homem apaixonado caminhava através do pântano para visitar sua noiva, mas morreu depois de cair na areia movediça. Não muito tempo depois do acidente, o homem falecido apareceu à sua noiva na praia e disse-lhe para sair da ilha imediatamente. A mulher e sua família fugiram da cidade. Então, um furacão mortal logo atingiu a costa. A família sobreviveu, assim como a sua plantação costeira.
  Outras lendas identificam o Homem Cinza como Barba Negra, o pirata, ou como um ex-morador que possuía a casa que agora é conhecida como o hotel Pelican. No entanto, ninguém pode dizer com certeza.

lendas, lenda, homem cinza, pawleys, fantasma, furacão, ilha
Hotel Pelican

  O furacão Hugo foi o último furacão sério a atingir a ilha Pawleys, mas certamente não será o último. Será que o Homem Cinza voltará para poupar a vida e a casa de outro morador ou ele é nada mais do que uma lenda local? Testemunhas e moradores afirmam fervorosamente que ele é real. Se sim, o que seria ele, e qual seriam suas motivações? Isso realmente continua um mistério.





Compartilhe no Facebook Compartilhe no Tweeter Compartilhe no Google+ Inscreva-se no nosso Feed Voltar ao Início Image Map

Comente com o Facebook: