quinta-feira, 26 de setembro de 2013

As assombrações de San Antonio


  San Antonio é uma cidade do estado Estadunidense do Texas, fundada em 1718 pelos espanhóis. Certamente você já deve ter ouvido falar da sua ferrovia assombrada, a qual foi até tema de um filme. Mas, não são só os seus trilhos que escondem mistérios. Uma cidade manchada pelo sangue de antigas batalhas, não é por mero acaso considerada uma das mais assombradas de toda América.



  Com a sua longa história sangrenta, não é de estranhar que mais de um fantasma tenha sido visto em San Antonio. Atrás de uma casa de dois séculos de idade, um vigia noturno ouve o som dos gritos de uma mulher vindo das profundezas de um poço bem fechado. Em um hotel da cidade, funcionários repetidamente veem uma dama vestida com um uniforme do século 19. Em um centro de arte, um fotógrafo sente uma mão em seu ombro, quando se vira vê uma sombra escura no quarto.
  Estes são apenas alguns exemplos dos encontros com espíritos que ocorreram em San Antonio. As casas históricas e museus da cidade, estão cheios de lembranças de moradores mortos, e muitas pessoas acreditam que ainda vagam pela área. Docia Williams, uma autora que escreve sobre lugares estranhos e eventos no sul do Texas, disse: "San Antonio é uma cidade muito mal-assombrada."
  Williams entrevistou policiais, porteiros e moradores por toda a cidade e procurou os arquivos da biblioteca para reunir material documentado para seus livros, Spirits of San Antonio and South Texas, Ghosts Along the Texas Coast e Phantoms of the Plains: Tales of West Texas Ghosts. "Quanto mais velho o lugar, provavelmente mais coisas acontecerão", disse ela.
  Um dos mais antigos edifícios de San Antonio, o Álamo, também é reportado como um dos mais mal-assombrados. Todas as noites, os guardas noturnos ouvem sons inexplicáveis na velha construção, mas as assombrações remontam aos dias da histórica batalha. Após a batalha, os soldados mexicanos teriam fugido do Álamo gritando diablos. A referência pode ter sido sobre os seus adversários - ou a alguma outra presença sinistra no local. Outra história se refere a ordem que foi dada para queimar o Álamo após a Batalha de San Jacinto. Soldados entraram no antigo prédio, mas logo fugiram, recusando-se a realizar a sua missão. Seu líder chegou a conversar com os homens. Entrando no edifício, ele foi cercado por seis fantasmas segurando espadas de fogo - os rumores dizem que seriam os fantasmas dos padres espanhóis que construíram o Álamo. Acredita-se que os outros fantasmas seriam os espíritos dos mais de 180 homens mortos na batalha do Álamo. Seus corpos foram queimados sem cerimonia religiosa por seus oponentes em piras funerárias. Apenas um corpo, de um texano, irmão de um soldado mexicano, teve um enterro cristão. A localização exata das piras nunca foi conhecida, mas acredita-se que era no local de uma pensão chamada Ludlows. Registros antigos mostram que a pensão estava localizada no bloco 800 do East Commerce - o mesmo lugar ocupado desde 1988 pelo Shopping River Center.

River Center Mall

  Poucas pessoas que passeiam pelo bem iluminado, e movimentado Shopping River Center pensariam nele como um prédio assombrado ou assustador, mas acontecimentos inexplicáveis tem ocorrido ali, especialmente no dia do aniversário da batalha. De acordo com uma balconista da Livraria Brentanos, as luzes piscaram durante todo o dia 6 de março e livros moveram-se sem qualquer ajuda humana. Os padres que assombram o Álamo estão na companhia de freiras, não muito longe dali, no Centro de Artesanato do Sudoeste, localizado na Augusta 300 com Navarro. Hoje, uma galeria e estúdio de trabalho de muitos artesãos de San Antonio, o edifício era antigamente uma escola de meninas das freiras enclausuradas.
"Os únicos homens que nunca eram proibidos aqui, era um médico, chamado se alguém estivesse muito doente, e o pároco que realizava a missa de domingo", disse Williams. "Nenhum outro homem era autorizado. Agora, existem todos esses professores e guardas de segurança". Portanto, do ponto de vista sobrenatural, não é surpreendente que algumas ocorrências estranhas tenham acontecido no lugar. Williams contou sobre um acontecimento recente na ex-escola de meninas: "Um professor de fotografia foi na câmara escura, e quando ele saiu, sentiu uma mão no ombro que o empurrava".
"Ele virou-se e não havia nada, a não ser uma sombra escura. Cerca de um mês mais tarde, a mesma coisa aconteceu com ele, mas desta vez era uma sombra branca enevoada ". A sombra escura foi explicada como um hábito de freira, mas e sobre a aparição branca? O segundo incidente ocorreu no verão, época em que as freiras da escola sempre usavam um hábito branco.
  O Hotel Menger, no centro de San Antonio é considerado o hotel mais assombrado do Texas. Foi construído em 1859 no lugar da cervejaria Menger e é assombrado por inúmeros fantasmas. O hóspede espiritual mais frequentemente visto é uma mulher chamada Sallie White.

Hotel Menger

  Há muito tempo atrás, Sallie foi uma camareira que trabalhou dentro no hotel, e uma noite, após uma discussão com seu marido, pernoitou no local. No dia seguinte, o marido ameaçou matá-la, e algum tempo depois, no dia 28 de março de 1876, ele a atacou no interior do hotel. Gravemente ferida, ela resistiu por dois dias, antes de morrer dos ferimentos, de acordo com os livros do hotel, que pagou o seu funeral a um custo de 32,00 dólares.
  Hoje, Sallie, aparentemente, continua a desempenhar suas funções dentro da ala vitoriana do hotel. Sallie foi vista várias vezes usando uma antiga saia longa cinza e uma bandana na testa, o uniforme comum durante a sua época. Ela aparece à noite principalmente, quando é vista geralmente andando pelos corredores do hotel, transportando toalhas limpas para os convidados.
 Outra aparição, que é frequentemente relatada, é a do capitão Richard King, dono de uma das maiores fazendas do mundo na época - o Rancho King. Ao visitar o hotel em 1885, King ficou doente e morreu. Seu velório foi realizado no salão do Hotel Menger. Vários hóspedes do hotel viram a aparição fantasmagórica de um homem vestido com um terno no estilo do velho oeste, com uma gravata de laço, e um chapéu preto de abas largas, casualmente andando diretamente para uma porta fechada - a porta que conduz à suíte de Richard King.
  Outro fantasma muitas vezes visto é o de uma mulher sentada no átrio original do histórico hotel. Usando um vestido azul antiquado, óculos pequenos de arame, e uma boina ornada, ela se senta, enquanto tricota calmamente. Em certa ocasião, um funcionário parou para perguntar-lhe: "Você está confortável - posso fazer alguma coisa?", Só para ter como resposta um hostil "não" antes da mulher desaparecer.
  Outro convidado relatou que saiu do chuveiro e viu um fantasma vestindo uma jaqueta de camurça e calças cinzentas, e que estava ocupado em uma conversa acalorada com uma presença invisível. A entidade perguntava, "Você vai ficar ou você está indo?" Três vezes antes de desaparecer.
  Theodore Roosevelt era um convidado frequente do hotel Menger, e segundo alguns, ele ainda é. "Eles acham que Teddy Roosevelt ainda paira por aí", explica Williams.
"Havia uma campainha na mesa da frente para chamar os recepcionistas que estivessem na parte de trás do escritório".
"Ela está desconectada há anos, mas ainda é ouvida periodicamente. Eles dizem que Teddy Roosevelt era muito impaciente e que o som é longo e forte ".
  Outras entidades ficaram conhecidas por "ajudar" na cozinha do hotel, fazendo com que diversos utensílios flutuem no ar, aparentemente por conta própria. Utensílios são vistos frequentemente indo de uma área para outra sem a ajuda de mãos humanas.


 Aparição capturada em foto no Hotel Menger


  Existem rumores de que vários museus de San Antonio também são assombrados.
  O Instituto de Cultura do Texas é supostamente assombrado pelo fantasma de seu ex-diretor, um fumante de cachimbo.
Instituto de Cultura do Texas

  Williams diz que trabalhadores noturnos relatam o cheiro da fumaça de tabaco. E, quando os vigias noturnos fazem suas rondas, eles muitas vezes encontram as portas do carro fúnebre em exposição em Castroville misteriosamente abertas. Eles fecham as portas do carro fúnebre, fazem suas rondas, e voltam para encontrá-las novamente abertas.
  Outro museu supostamente assombrado é a casa de José Navarro na 228 South Laredo, a casa pertenceu a um dos signatários da Declaração da Independência do Texas. Localizada ao lado da cadeia, dizem que a casa tem pontos frios, mobiliário e cadeiras de balanço que se movem sozinhos.
  Não muito longe, o Palácio do Governo espanhol, construído em 1749, está supostamente assombrado pelo espírito de uma ex-funcionária. A mulher foi morta por ladrões, e seu corpo foi jogado em um poço atrás da casa. Hoje, o poço é bem tampado, mas os guardas noturnos ainda relatam que ouvem a funcionária gemendo em agonia.


A Ferrovia de San Antonio

  Ao sul de San Antonio, em um bairro discreto, não muito longe da Missão San Juan, existe um cruzamento da estrada com a ferrovia que se tornou conhecido no folclore fantasmagórico americano como os trilhos de trem assombrados. Conta-se que na década de 1930 ou 1940 um ônibus escolar cheio de crianças sofreu uma pane e parou sobre o cruzamento ferroviário, bem em cima dos trilhos do trem.
  O motorista em vão tentou retirar o veículo do local e salvar as crianças, mas já era tarde, pois um trem que estava se aproximando não conseguiu frear e colidiu com o ônibus, sendo que como consequência, todas as crianças a bordo morreram nessa tragédia. A historia conta que as ruas que circundam os trilhos do trem naquela região foram nomeadas com os nomes das crianças que morreram no fatídico acidente.
  Anos mais tarde uma família que passava pelo local também teve o seu carro avariado sobre os trilhos, no mesmo ponto onde o ônibus escolar foi atingido pelo trem, matando todas as crianças. O motorista do veículo em desespero tentava dar partida em seu carro, mas não conseguia. Então misteriosamente e sem explicação, o carro, mesmo desligado, começou a se movimentar, como se "alguém" ou "alguma coisa" o estivesse empurrando. De forma impressionante o carro com a família saiu dos trilhos do trem, parando a uns 20 metros depois. O motorista assustado saiu para ver "quem ou o que" tinha empurrado seu carro e salvado sua família da morte. Não viu ninguém, mas observou que na parte traseira do carro existiam pequenas marcas de "dedinhos e mãozinhas", como se "crianças" tivessem empurrado seu carro.
  Depois desse fato, vários relatos de pessoas que pararam seu carro sobre os trilhos de trem naquele local, contam que aconteceu o mesmo fato: os carros, mesmo desligados foram empurrados para fora dos trilhos, e marcas de "mãozinhas e dedinhos" ficaram impressos na traseira dos veículos que foram empurrados. Em consequência destes fatos, foi espalhada a "lenda", a qual relata que se você dirigir naquele mesmo lugar onde o acidente ocorreu e parar o seu carro até 20 metros dos trilhos, desligar o motor e colocar em N (carros automáticos) ou no ponto morto (câmbios manuais), dentro de alguns segundos ou minutos, seu carro irá se movimentar, atravessar os trilhos e parar de repente. E quando você sair do carro e olhar na traseira do mesmo, poderá notar a impressão de várias mãozinhas de crianças, aquelas que morreram e que agora ajudam os motoristas com problemas mecânicos a atravessar os trilhos com segurança para que jamais aconteça uma tragédia semelhante aquela que as vitimara.
  Em Maio/2002, Maiquel Hartmann, sua esposa Amy um casal de amigos, Andy e Debbie resolveram passar um final de semana em San Antonio e visitar as muitas atrações turísticas da cidade. Quando estavam no mercado publico da cidade, em meio dos estandes de bugigangas e quinquilharias, havia uma tenda com informações sobre as áreas assombradas de San Antonio, como o Opera House, Alamo, o cemitério municipal e é claro, o cruzamento ferroviário assombrado. Resolveram então aproveitar a visita em San Antonio, e conhecer o famoso local tido como "assombrado". Depois de um rápido bate papo com o atendente, conseguiram orientação de um guia para chegar ao local. Já era noite, e após se perderem por quase meia hora nas ruas estreitas e escuras da área, finalmente chegaram ao local. Se dirigiram então para lá, e quando chegaram não tinham dúvidas de que aquele era o local certo. O fenômeno havia se tornado uma atração turística digna do Álamo, e Seaworld em San Antonio. Havia uma fila de quase 20 carros, os quais se aglomeravam na rua, havendo inclusive um carro de policia patrulhando a área, pessoas vendendo talco de bebê, cachorro quente, bebidas, etc….
  Ficaram então de certa forma desapontados, pois não esperavam que o local havia se tornado um circo de atrações. Isso quebrou bastante a morbilidade do local e do mistério que envolve a historia, mas já que estavam ali, resolveram continuar. O grupo então entrou na fila de carros. Para tirar as dúvidas, limparam bem a traseira do carro antes de passar o talco, visto que muitas pessoas acreditam que as impressões digitais que apareciam após o fenômeno, eram dos próprios donos dos veículos, e que só se tornavam evidentes quando na aplicação do talco, ou quando alguma poeira caía em cima do capô traseiro. Essa é uma técnica que a policia utiliza quando procura por impressões digitais em alguma cena de crime. Passaram um pano úmido pelo carro, e em seguida secaram o local e aplicaram o talco. Depois disso, entraram no carro e esperaram sua vez. Quando o carro da frente subitamente começou a se mover, mesmo estando desligado, o fato surpreendeu o grupo, ainda mais sabendo que seriam os próximos a passar.
  Debbie que estava no banco da frente tinha uma câmera e quando pararam, tirou uma foto dos trilhos, fato que mais tarde surpreendeu a todos. Quando chegou a vez do grupo passar, todos tremiam e queriam ir embora, pois o local era realmente assustador e podiam sentir um ar pesado, quase sufocante ali. Quem dirigia o veículo era Andy, a qual parou o carro a uns 10 metros dos trilhos, desligou o motor, deixou o freio de mão solto e colocou o câmbio automático em "N". Além disso as chaves do carro foram tiradas do contato. O grupo ficou no local em no mais absoluto silencio, os segundo passavam, e todos estavam apreensivos. Após alguns instantes no entanto, de repente começaram a ouvir o barulho do atrito dos pneus com a brita e com um tranco, começaram inexplicavelmente a se movimentar. Maiquel estava pálido, suando sem parar, quase com náusea, quando o carro cruzou os trilhos, pegou ainda mais velocidade e pararam a uns 20 metros a frente, e assim como começou, com um tranco ele parou. Era o fim da jornada paranormal. O carro demorou um pouco para pegar (estava agindo como um carro a álcool sem injeção eletrônica e no inverno) mas depois de algumas tentativas pegou.
  Na volta para o hotel, todos do grupo refletiram sobre o evento, sendo que na excitação se esqueceram de parar o carro e olhar a traseira do mesmo. Todos tentavam chegar a uma conclusão plausível para o que havia acontecido, mas não havia nenhuma. Realmente acontecera, como num passo de mágica, o carro com todos dentro se moveu por quase 30 metros, e com o motor desligado, subiram e desceram os trilhos sem qualquer força motora conhecida. De repente Debbie se lembrou de que não havíamos checado a traseira do carro. Pararam ali mesmo na rua a caminho do hotel.
  Sairam todos do carro e foram olhar a traseira do veículo, a qual estava impregnada com talco. Todos olharam mas não acreditavam no que viam. Definitivamente eram mãos pequenas que estavam marcadas na traseira do carro, provando que tudo aconteceu da mesma forma como dizia a lenda. Ficou provado então que a "Lenda" se fez um "Fato Verídico", mostrando que o sobrenatural está presente em nosso mundo.
  Mais tarde ao verem as fotos que foram tiradas no início do trajeto, ficaram perplexos com as imagens reveladas, as quais estão abaixo:

Foto tirada no local

A mesma foto, com efeitos aplicados para realça-la

As digitais deixadas

  Baseando-se nos fatos sobrenaturais ocorridos em San Antonio, Texas, em 2006 foi gravado o filme "Fingerprints" (Almas Condenadas - em português):
Sinopse:
  Melanie (Leah Pipes), acaba de sair de um tratamento de reabilitação após uma overdose em que quase morreu como seu namorado. Ela retorna à sua pequena cidade natal no Texas para ficar com a família.
  Mas, seus novos amigos a levam a testar uma lenda urbana que vai deixá-la ainda mais perturbada assim como uma sequência de assassinatos que passam a ocorrer misteriosamente.
  Uma tragédia ocorrida 50 anos antes matou quase todas as crianças da cidade.
  Os fantasmas deste horrível desastre clamam por Melanie para revelar a terrível verdade oculta entre o passado e o presente. 

Informações Técnicas:
Título no Brasil: Almas Condenadas
Título Original: Fingerprints
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2006





Compartilhe no Facebook Compartilhe no Tweeter Compartilhe no Google+ Inscreva-se no nosso Feed Voltar ao Início Image Map

Comente com o Facebook: