terça-feira, 23 de julho de 2013

Mothman

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni
  Tudo bem, galera? Nesse post iremos falar sobre o Mothman. O Mothman (Homem Mariposa, Homem Borboleta ou Homem Traça) é uma suposta criatura sobrenatural, que segundo relatos, apareceu em Charleston e Point Pleasant, entre novembro de 1966 e dezembro de 1967. Sua aparição está associada ao acontecimento de futuros desastres. A suposta criatura é estudada e investigada pela Criptozoologia (Criptozoologia é um ramo da ciência em que se estudam animais “ocultos” ou hipotéticos. (Vem do grego cryptos "Oculto", zoos "Animal" e logos "estudo"), sendo portanto um criptóide.


  De acordo com o livro Estranhas criaturas do tempo e do espaço, de John A. Keel, A criatura sobrenatural começou a ser vista em Ohio a partir de 1959 quando sobrevoou muito rapidamente um pátio de uma mulher de um médico. Ela disse parecer tratar-se de uma borboleta gigante e apenas se atrevou a mencionar o incidente para algumas pessoas. O som foi descrito por outras testemunhas em locais e dias diferentes como sendo emitido por um grande rato.
  Após essas visões, o Mothman passou a ser visto com mais frequência em Point Pleasant, onde ganhou a notoriedade que se espalhou pelo mundo, sobretudo entre os anos de 1966 e 1967. Foi descrita como sendo uma aparição de olhos fumegantes vermelhos, de um ser alado muito grande. Observações foram relatadas em Mason, Lincoln, Logan, Kanawha e Nicholas.A maior parte da população permaneceu cética, mas a histeria das testemunhas que se multiplicavam rapidamente era muito real.


Point Pleasant - final dos anos 60.

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni
  Muitas perguntas e pouquíssimas respostas, mas isso não impediu a comunidade de Point Pleasant, no estado da Virgínia Ocidental, EUA, de dar a volta por cima e aproveitar-se de sua fama.
Após os intrigantes ocorridos, a cidadezinha acabou se tornando ponto turístico por conta do Mothman:

  “Nós provavelmente recebemos milhares de visitantes a cada ano“, estimou Josh Pitchford, de um pequeno museu nesta pequena comunidade de 5000 habitantes. Localizada entre os rios Ohio e Kanwha, Point Pleasant fica a aproximadamente 100 km de Charlston, a capital do estado.
  “Nós tivemos pessoas aqui de todo o lugar”, disse Pitchford, apontando para um mapa mundi colocado na parede, coberto por pequenos alfinetes coloridos que apontam os locais de origem dos turistas.
  “Eles tem vindo da Europa, África, Austrália, Japão. Até mesmo de Madagascar“.
  Pitchform trabalha como guia e vendedor de souvenires no que é chamado de o único museu dedicado ao Homem Mariposa no mundo.
  Em 1975, o escritor John Keel escreveu um livro que relata as alegações de avistamento da criatura, bem como o que teriam sido eventos paranormais que chegaram ao seu clímax com a tragédia de 15 de dezembro de 1967 – o colapso da ponte Silver, que cruzava o Rio Ohio para ligar Point Pleasant à Gallipolis, estado de Ohio. Quarenta e seis pessoas morreram na tragédia e após os avistamentos da criatura cessaram.
  Mesmo décadas depois do último aparecimento do Homem Mariposa em Point Pleasant, parece que seu legado ainda perdura na região, mas desta vez de forma muito positiva.


Os Relatos

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni
  Um dos casos mais notórios seu deu na tarde de 15 de novembro de 1966, ao passarem de carro por uma fábrica abandonada de TNT perto de Point Pleasant, Virgínia Oeste, dois jovens casais avistaram dois olhos enormes, de 5 cm de largura e 15 cm distantes um do outro, ligados a uma coisa que "tinha a forma de um homem, mas maior". Talvez entre 1,80 e 2,10 m de altura. E tinha asas grandes recolhidas nas costas. Os olhos eram hipnóticos, as testemunhas assentiram. Quando a coisa começou a se mover em direção à porta da fábrica, os quatro entraram em pânico e fugiram. Logo depois viram a mesma criatura, ou semelhante, na encosta de uma colina perto da estrada. Ela abriu as asas, que pareciam de morcego, levantou vôo e seguiu o carro, que àquela altura estava a 160 km/h.
  Disse um dos quatro ao investigador John A. Keel que ele nem bateu as asas, ficava acompanhando-os de cima. As testemunhas disseram ao xerife interino Millard Halstead que ela emitia um ruído de um disco tocado em alta velocidade ou um gincho de camundongo. E seguiu-os pela Rodovia 62 até a divisa da cidade de Point Pleasant.
  A própria polícia da cidade de Charleston, Virgínia Oeste recebeu uma chamada telefônica excitada de um certo Richard West às 10:15 da noite, na segunda, 21 de novembro. O homem insistiu que um homem alado estava sentado no telhado de sua casa. Tinha cerca de 1 metro e oitenta de altura e uma envergadura de asas de um metro e oitenta a dois metros e quarenta, relatou West excitadamente. Disse ele ainda que tinha uns grandes olhos vermelhos.
  Alguns outros relatos também são coerentes com o fato de que perseguiu automóveis nas estradas e pessoas a pé.


Relações com UFOLOGIA e Supostas Profecias

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni  Há coincidências das aparições da criatura com relatos de aparecimentos de OVNIS. Diversas pessoas em Ohio no ano de 1966 relataram terem visto discos voadores. Point Pleasant faz parte do altamente industrializado Vale do Ohio e está na beira do Bible Belt. As testemunhas foram identificadas como pessoas educadas e honestas, altamente devotas de suas convicções religiosas e não teriam motivo de mentir. No total foram descritas 26 observações documentadas com descrições do Mothman na Virgínia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969. Depois dos anos 60, o Mothman esvaneceu, voltou à penumbra da realidade. Em outubro de 1974 houve uma aparição, em Elma, Nova York.

  Até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores se os Homens Mariposa seriam uma entidade vista por videntes, uma criatura extra-terrestre, um produto da imaginação ou fantasia de alguns, ou algo não descoberto pela ciência.Os Homems Mariposa ja Apareçeram no episodio Homens Mariposa da Quinta Temporada da Famosa Serie de TV Arquivo X.A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunicava verbalmente com as pessoas, pelo menos durante as observações. Entretanto, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres, de acordo com John A. Keel, autor também do livro The Mothman Prophecies, de 1975, que inspirou um filme homônimo protagonizado por Richard Gere (em português A última profecia) lançado em 2002. Inclusive existem relatos que a criatura foi vista nos dias que antecederam a outros acontecimentos trágicos no mundo, incluindo um terremoto na Cidade do México em 1985, o acidente nuclear em Chernobyl, em 1986 e a queda das Torres Gêmeas em Nova York, em 2001.

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni
Sua aparição normalmente está associada à grandes catástrofes, seria coincidência?

Mothman em Chicago

mothman, homem-mariposa, homem, mariposa, point, pleasant, point pleasant, 1967, ovni  O ocorrido teria acontecido no dia 30 de setembro de 2011, na área ao redor de Miller Park, perto do University Park, que  faz parte do campus principal da Universidade de Illinois em Chicago. 
  Aparentemente a criatura teria sido avistada por várias pessoas na região, inclusive duas moças, colegas de apartamento, que estavam juntas.  Uma delas ficou desesperada e começou a gritar após avistar uma criatura de olhos alaranjados a observando pela janela de seu apartamento, que fica no terceiro andar.
  Sua colega de quarto veio rapidamente após escutar os gritos, mas a criatura já havia desaparecido. Demorou uns 20 minutos até que a moça que viu a criatura pudesse ser acalmada.
  A colega tentou racionalizar com ela, dizendo que o que ela tinha visto poderia ter sido uma ilusão de ótica, ou talvez ela estava cansada, pois havia estudado bastante.  Logo após, o telefone da moça que acalmou sua colega tocou e ela correu para o quarto para atender.  Era seu namorado e um de seus amigos que estavam caminhando rápido e pareciam estar sem fôlego. Quando ele estava tentando acalmá-los, ela passou pela porta do quarto de sua colega e, para seu horror, viu um par de olhos vermelhos olhando pela janela para ela.
  De acordo com ela, os olhos fixaram nela por 3 a 4 segundos antes de desaparecerem.  Bem como sua amiga, ela também ficou horrorizada e começou a gritar, correndo para a sala.  Neste momento, o namorado no telefone começou a gritar perguntado o que estava acontecendo.
  Dentro de dois minutos o namorado e seu amigo estavam no apartamento, seguidos logo após por um dos vizinhos que as escutou gritando.
  Elas contaram para os rapazes o que tinham visto na janela e que aquilo havia retornado.  O namorado então começou a contar que ele e seu amigo estavam caminhando para o apartamento para buscá-las, quando viram algo que parecia ser um gigantesco morcego, com grandes olhos brilhantes.
   Ele estava em cima da argola de basquete em um parque da vizinhança.  Eles
disseram que a criatura alçou vôo e pode-se ouvir o barulho do deslocamento de
vento.
  Ele também disse que haviam umas 6 pessoas no parque e todas elas viram quando a criatura alçou vôo.  A criatura tinha aproximadamente 1,80 a 2,00 metros de altura, era de coloração escura e os olhos brilhavam com intensidade.
  Assim que viram a criatura, os rapazes imediatamente correram para fora do parque.  Eles perderam a criatura de vista e foi quando ele decidiu telefonar para sua namorada, que mora a um quarteirão e meio do local.
  De acordo com a garota, seu namorado também disse à ela que alguns estudantes do campus da Universidade de Illinois estavam falando a respeito de um grande morcego que alguns deles teriam visto na sexta-feira.


Mothman em outros países

  A única aparição no exterior documentada ocorreu na Inglaterra, numa estrada rural perto de Sendling Park, Hythe, Kent, em 16 de outubro de 1997, quando quatro jovens disseram ter visto uma "estrela" subir aos céus e sumir atrás das árvores não muito longe dali. Com medo, fugiram, mas logo depois pararam para ver uma luz dourada e oval que sobrevoava um campo a 80 m de distância. O OVNI dirigiu-se para a área arborizada e desapareceu de vista.
  De repente, as testemunhas viram uma forma escura caminhando trôpega em direção a elas, vinda do outro lado do campo. Era preta, de tamanho humano e sem cabeça, com asas que pareciam de morcego. Diante das circunstâncias, os quatro preferiram não se demorar no local.


Bem antes disso...

  A aparição deste misterioso ser foi notícia no New York Sun, em 18 de setembro de 1877, que uma curiosa criatura, com aspecto humano, mas com asas de morcego, ou para outros de mariposa, foi visto em Nova Iorque, particularmente no Brooklyn, durante o período de 1877 a 1880.
  Na Inglaterra, também no início do século, nas cercanias da região de Piccadilly Circus Station, são relatadas aparições de uma estranha criatura que se acredita seja o Homem-Mariposa. Alguns descreviam esta sinistra figura como um cavaleiro alado acompanhado de seu cão negro(o famoso black dog) de olhos vermelhos, que são visto à noite dentro dos túneis do subterrâneo de Londres. Estas estranhas aparições começaram a ser descritas, coincidentemente, logo após a demolição do famoso teatro Egyptian Hall, em 1903, na cidade de Londres.
  A Egyptian Hall foi uma conhecida Casa do Mistério, um centro de ilusionismo da família dos mágicos Maskelyne, sendo o mais famoso Jasper, Maskelyne que para alguns é, na verdade, o nome acrônimo do agente oculto Magister MaskMelin, um mágico espião desaparecido no começo da Segunda Guerra Mundial. Mas, segundo outras versões, o Egyptian Hall depois de sua demolição, deixou vestígios de estranhas cavernas que serviram para acobertar um esconderijo de uma certa organização secreta de agentes conhecidos como Lantern's denominada The Seven Circle, que se utilizava da expansão de algumas linhas do metrô da região de Piccadilly, para ter acesso a toda a cidade de Londres através de seus túneis subterrâneos. Essas afirmações estão descritas nos relatórios do Serviço Secreto Inglês, e estão pouco a pouco sendo liberadas ao domínio público. Muitas dessas informações secretas explicam vários mistérios e lendas urbanas sobre o Mothman ou do cavaleiro alado e seu cão negro no subterrâneo de Londres.
  Vários estudiosos do caso deduzem que a tal criatura com grandes asas e olhos vermelhos pode ser um Tyto alba, nome científico para uma coruja que se esconde em celeiros e só sai à noite. Mas as conclusões ainda não são definitivas e os estudos e discussões avançam.


As Teorias

  Além da teoria mais racionalista, que sugere que o Mothman seja o resultado do avistamento de corujas Tyto alba + histeria coletiva, existem outras:
 Extraterrestre
  Por suas aparições estarem frequentemente ligadas à avistamentos de OVNIS, algumas pessoas sugerem que ele seja uma espécie de alienígena alado vindo de algum outro planeta ou outra dimensão.
Espécime Desconhecida
  Outros acreditam se tratar de algum animal ainda não descoberto pela ciência, ou sobrevivente de outras eras, que talvez habite cavernas da região e tenha hábitos noturnos, por isso seja difícil identificá-lo.
Praga Indígena
 Há também quem atribua suas aparições a uma praga durante a agonia do antigo chefe Shawnee, Cornstalk. Em 10 de outubro de 1774 uma grande batalha aconteceu entre os homens da milícia da Virginia liderados por Andrew Lewis, e uma confederação multi-tribal liderada pelo guerreiro Shawnee, Cornstalk; esta batalha aconteceu na confluência dos rios Kanawha e Ohio, mais tarde incorporados em 1794 como a cidade de Point Pleasant. Os homens tribais nativo-americanos foram enganados pelo governador da Virginia (leal aos britânicos), Lord Dunmore, para acreditarem que os homens da milícia estavam vindo para assinar um tratado de paz. A confederação sofreu uma maciça derrota e nunca voltou a área para lutar novamente; os homens da milícia também sofreram pesadas baixas. O intento de Dunmore era desviar a atenção dos colonialistas para longe da independência da Bretanha ao estimular o ódio entre os colonos e os nativo-americanos. Por causa dos interesses britânicos na batalha, alguns tem declarado que esta batalha foi a primeira da revolução americana; os detratores rotulam esta batalha como a última das guerras de fronteira com os índios. Depois da derrota de Cornstalk como resultado de uma emboscada, ele relatadamente com sua respiração agonizante amaldiçoou a área por 200 anos. Suas palavras despertam muita discussão depois de cada ocorrência desafortunada na cidade durante este período, incluindo enchentes e incêndios severos que pareceram praguear o centro da cidade durante anos, e o desastre da Ponte Silver em 15 de dezembro de 1967.

Confira o Episódio do MonsterQuest, exibido pelo History Channel, no qual o tema é relatado:







Compartilhe no Facebook Compartilhe no Tweeter Compartilhe no Google+ Inscreva-se no nosso Feed Voltar ao Início Image Map

Comente com o Facebook: